FILTRO DOS SONHOS (O VERDADEIRO SIGNIFICADO)

CAM00065

Filtros dos sonhos

“Muita gente vê falar e algumas pessoas até tem em sua própria casa, porém muitas vezes elas se quer sabem o verdadeiro significado do Filtro dos Sonhos. Também conhecido pelos os nomes; apanhador de sonhos ou teia dos sonhos, entre outros que veremos abaixo. E é por isso que estamos aqui, para explicar melhor sobre esse amuleto, contando toda sua história cheia de tradição, espiritualidade, lendas e sonhos.

Bom, vamos lá? O Filtro dos Sonhos é um amuleto indígena que consiste em um aro construído com uma vara de salgueiro-chorão, ao qual são atrelados e pendurados vários fios, formando uma sorte de teia de aranha, propositalmente irregular em sua forma, segurando algumas poucas penas e/ou outros pequenos objetos de significância pessoalespecial. O Filtro dos Sonhos também pode ter outros nomes como: apanhadores de sonhos, caçadores de sonhos; ou espanta pesadelos (em inglês dreamcatcher).

A Lenda

Conta uma velha lenda dos nativos norte-americanos, que um velho índio ao fazer uma busca da visão no topo de uma montanha, lhe apareceu IKTOMI, a aranha, e comunicou-se em linguagem sagrada. A Aranha pegou um aro de cipó e começou a tecer uma teia com cabelo de cavalo e as oferendas recebidas.

No Xamanismo

Evoca-se a essência espiritual da aranha para compreender melhor a “teia da vida”, para evocar a criatividade e a imaginação. Inspira a visão e o poder para trazer nossos sonhos até a realidade. Para se obter independência e coragem, para rompermos com armadilhas que criamos, sejam emocionais ou espirituais. Para rompermos a teia da ilusão, construirmos novos sonhos, para sonharmos mais, para tecermos nossa própria vida.

Representa, o círculo da vida. As rodas, ou círculos, representam a totalidade. O círculo é o símbolo do Sol, do Céu e da Eternidade. No simbolismo ancestral o círculo é o símbolo do espaço infinito, sem começo e sem fim. Qualquer que seja a representação simbólica em qualquer era e em qualquer cultura, um círculo de poder, serve como um espelho, onde podemos ver o reflexo do universo e o grande tudo, que contém a totalidade, trabalhando para o entendimento dos mistérios da vida, do cosmos, e das leis naturais. A teia e a pena

Os fios da teia, que são ligados ao círculo, podem ser tecidos em 7 pontos (7 profecias) 8 pontos (8 pernas da aranha = oito direções sagradas ), 13 pontos (13 Luas), variando de acordo com cada tradição e intenção. Pode ser colocada uma pena no centro, simbolizando a respiração, o elemento ar, e em alguns são colocados uma pedra/cristal. Tudo o que é colocado possui um significado. O Centro da Teia corresponde ao Grande Mistério, o Criador, a Força que abrange o Universo inteiro.

Coloque seu filtro de forma ritualística. Isso é o que diferencia um adorno de um instrumento de poder. Purifique antes o ambiente, o próprio filtro, e coloque sua intenção. Faça sua própria cerimônia. Peça proteção para o lar, família, pensamentos.”

Fonte: Texto retirado do site Reggae do Vale – http://www.reggaedovale.com.br/2014/01/filtros-dos-sonhos-significado.html#.VkhYBdKrTZ5

Créditos do texto: www.xamanismo.com.br
Outros: pt.wikipedia.org

Read more: http://www.reggaedovale.com.br/2014/01/filtros-dos-sonhos-significado.html#ixzz3rYLu4ed4

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *