Significado das cores – Azul Claro

modern-seamless-wallpaper-2535918

Ao produzir uma obra para alguém, é necessário conhecer pelo menos um pouco sobre quem ela é, sua personalidade, seus pontos fortes e fracos, pois as cores de composição da peça vão influenciar diretamente no sentido visual de quem a olha, transmitindo as sensações específicas que cada cor carrega em si.

Por isso, busco conhecer o significado de cada cor, sabendo que a peça produzida influenciará na cura daquele que a observa. Neste post, estarei reunindo informações sobre a cor Azul.

Azul: é a cor da paz e tem um efeito relaxante e fruto da expressão popular “tudo azul”, que significa “está tudo bem”. Dá uma impressão de calma, segurança, conforto, sobriedade e contemplação. Em seu lado negativo, é depressivo, úmido e melancólico. É uma cor escura e sempre fria, mas com grande efeito relaxante nos ambientes. Misturada ao preto e às sombras melancólicas ela se torna fria. Quando aplicada em ambientes, provoca uma sensação de expansão do lugar. Esta cor, em composição com cores ativas (amarelo e laranja), provoca uma sensação agradável. O azul tem características fortes de passividade, quietude, calma, segurança, paz e contemplação. Proporciona conforto para ambientes mais tranquilos, incentivando o indivíduo a sua interiorização e reflexão. Em sua origem simbólica, representa a verdade e a criação divinas e, segundo os gregos, do fogo etéreo. Na China, o azul é uma a cor atribuída aos mortos, simbolizando as almas. Na Idade Média, a Virgem era representada com um manto azul, trazendo em seu significado a morte de Cristo. Na Grécia, as igrejas católicas Ortodoxas que têm o teto pintado de azul, são dedicadas a Nossa Senhora.O azul é a cor tipicamente celeste e, por isso mesmo, o oposto da atividade do amarelo terrestre. É desta característica que surge o conceito das cores passivas (azul e violeta), elas são sensíveis ao não-movimento ou provocadoras do movimento concêntrico, que leva para o interior do ser humano. Goethe fala em uma energia de profundidade e afastamento. Os objetos impregnados com azul afastam-se do observador e o impelem à contemplação inerte. Fria em sua essência, esta cor contrapõe-se ao calor do vermelho e do laranja. Esta percepção ganha um significado no ser humano, que forma os parâmetros da tranquilidade, associando o azul com a infinitude do círculo, fechando em si mesmo este movimento. As combinações desta natureza energética determinam, aos objetos por elas impregnados um caráter de afastamento e um estado quase espiritual.

Fonte: site A cor simplificada – http://acorsimplificada.com.br/simbologia/

O azul claro transmite tranquilidade, compreensão e frescor.

O azul é a cor do céu iluminado, das alturas, do espírito e do pensamento. Simboliza a lealdade, a fidelidade, a personalidade e subtileza. Simboliza também o ideal e o sonho. É a mais fria das cores frias.

O azul claro provoca uma sensação de frescura e higiene, principalmente combinado com o branco.

Fonte: site Significado das Cores ( http://www.significadodascores.com.br/significado-do-azul-claro.php )

Azul claro: significa harmonia, confidência, conservadorismo, austeridade, monotonia, dependência, tecnologia, tranquilidade, compreensão, frescor, liberdade e saúde.

Fonte: site Virus da Arte ( http://virusdaarte.net/simbologia-das-cores/ )

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *